quarta-feira, 4 de março de 2020

PLANETAS RETRÓGADOS e ESTACIONÁRIOS



Planeta retrógrado e estacionário

Movimento retrógrado de um planeta. Estado estacionário. 

O movimento retrógrado dos planetas visto desde a Terra se deve ao movimento de translação da Terra em torno do Sol 

Os planetas se movimentam vistos desde o Pólo norte (ou focando a direção sul) preferentemente em sentido anti-horário numa faixa em torno da Eclíptica (trajetória aparente do Sol visto desde a Terra) de 16º.  Vistos desde o Pólo sul (ou focando a direção norte) se movimentam preferentemente em sentido-horário. 
Os  planetas  ao serem serem vistos da Terra incluem-se os efeitos do movimento de translação da Terra, que cria a ilusão dos planetas em determinada posição ficarem estacionários, entrarem em movimento retrógrado oposto à sucessão dos signos, voltarem a ficar estacionários e depois retomarem ao movimento direto, no sentido da sucessão dos signos. 

Assim, o estado estacionário de um planeta ou seu movimento retrógrado acontece referenciado a Terra, devido ao movimento de translação da Terra.

 Em relação ao Sol, os planetas sempre se movimentam no sentido dos signos, por tanto o movimento retrógrado de um planeta é virtual, relativo a Terra. 

Um planeta está “retrógrado (R)”, quando seu movimenta no sentido contrário à sucessão dos signos. Isso ocorre com todos os planetas. Os luminares - o Sol e a Lua - não retrogradam, movimentam-se sempre no sentido crescente dos signos.


Um planeta está “estacionário (E)” quando passa vários dias na mesma posição zodiacal antes de mudar o sentido . O 
movimento retrógrado pode durar vários meses (dependendo do planeta), até que fica mais lento e o planeta reverte novamente sua direção, passando pelo estado estacionário para retornar ao movimento direto. 


Na Astrologia quando o planeta está estacionário ou retrógrado, os assuntos associados a ele podem apresentar retração, desafios, demoras, contrariedades, complexidade, clamando a necessidade de estar atento, de agir com impecabilidade e maestria. É como se o planeta retrogradando, voltando estivesse dando uma nova oportunidade para melhorar, se aprimorar, assimilar, incorporar, amadurecer, aprofundar, ter em conta outros elementos, experimentar outras alternativas, ver a situação com uma visão mais ampla e profunda. O movimento de retrogradação pode ser visto positivamente como uma oportunidade para revisar, refazer, corrigir assuntos que tem a ver com as qualidades e faculdades do planeta em questão. 
Planetas retrógrados no mapa natal  No mapa natal um planeta retrógrado ou estacionário, pode ser visto como um planeta cuja função ou faculdade exige ser praticada com mais atenção, responsabilidade e disposição para crescer, evoluir, aprender. É como se suas funções estivessem já associadas a mágoas, perdas, desilusões, erros, e assim quando é ativado pode vir junto uma dor ou voz de atenção interior solicitando mais cuidado e atenção. 
Enquanto os enredos associados ao planeta retrógrado não são identificados e iluminados pode se viver desencontros, desagrados e sabotagens quando o planeta retrógrado é ativado. Assim as exigências de atenção e expansão da consciência do planeta retrógrado podem ajudar a desenvolver talentos, forças e ações propiciadoras de conquistas, destaques e vitórias e o que antes era um ponto frágil torna-se um ponto forte. 

Na Astrologia Cármica se diz que o planeta retrógrado assinala que em outras vidas se fez um uso errado da função do planeta, provocou-se sofrimento, decepção no uso da sua energia e por esse motivo se vivem desafios e provações nos assuntos associados a este planeta. O planeta retrógrado pode indicar conhecimentos e poderes mal usados, ou que enfrentam desafios que solicitam mais consciência e habilidades, que convidam a evoluir e se aprimorar. 


Planeta retrógrado em trânsito 

Quando um planeta em trânsito esta estacionário ou retrógrado os seus assuntos devem ser vistos com atenção redobrada, sabendo que serão revelados pontos frágeis, desafios que exigem evoluir, crescer, ganhar em maestria. O planeta quando retrógrado convida a rever, revisar assuntos vividos recentemente baixo sua energia, recuar para refazer com mais eficiência e sucesso, prestar atenção para não errar ou desencontrar nas ações associadas, ter que concentrar esforços pela complexidade com que se apresentam as situações que ele promove. 

É aconselhável acompanhar o período de movimento retrógrado dos planetas em trânsito e tomar cuidado com as situações ou acções associadas especialmente se está fazendo aspecto com os planetas natais. 

O movimento de retrogradação pode ser visto positivamente como uma oportunidade para revisar, refazer, corrigir assuntos que tem a ver com as qualidades e faculdades do planeta em questão. 

O planeta em trânsito quando está estacionário cria um ambiente de transição entre o movimento direto e retrógrado, um momento de pausa. Quando o planeta está estacionário é aconselhável averiguar se está por entrar em movimento direto ou retrógrado. Em ambos casos deve se ter cuidado com a função que ele representa. No caso de evoluir de estacionário para a retrogradação a sua negatividade pode ser maior. 

Períodos de retrogradação dos planetas:


Mercúrio retrógrado:
Mercúrio retrógrado no mapa natal 

Estude a situação astrológica de Mercúrio retrógrado para ter uma idéia de como ele pode se expressar. A casa onde se encontrar vai falar dos possíveis assuntos onde pode se manifestar, o signo vai falar do jeito o estilo em que se manifesta. E os aspectos falam das forças planetárias que agem junto quando ele é ativado. 

Mercúrio fica retrógrado de 19 ou 24 dias a cada quatro meses. 

Mercúrio Retrógrado em trânsito: 

Positivo: O movimento de retrogradação de Mercúrio pode ser visto positivamente como uma oportunidade para revisar, refazer, corrigir documentos, escritos, retomar coisas inacabadas, refazer gestões que não deram certo, tentar resolver mal-entendidos, estudar, corrigir teses, textos. 

Negativo : Mercúrio retrógrado ou estacionário sugere: 
Podem ocorrem problemas, confusões e mal-entendidos na comunicação pessoal, no trânsito, entre as pessoas; 
Podem perder-se cartas, mensagens, e-mails, documentos mais que o normal; 
Informações ou documentos podem conter erros que não são percebidos ou deixam de conter dados essenciais. Ao assinar contratos, escrever ou falar sobre temas comprometedores redobre a atenção. Cheque se foi entendido. Verifique mais de uma vez qualquer tipo de documento escrito. 
Preferencialmente, durante estes períodos, devem ser evitadas assinaturas de documentos importantes; prestar especial atenção no seu jeito de se comunicar e expressar para evitar mal-entendimento, confusão ou desencontro
Se comprar algo observe se não tem defeitos ou falta algo; 
Evitar cirurgias ou acções que cujos erros possam ser irreversíveis especialmente se o planeta em trânsito faz aspectos tensos com planetas do mapa natal. 
É bom conhecer em que ano da vida da pessoa* Mercúrio progredido* passa a movimento direto, em principio a partir desta data a pessoa terá mais oportunidades de iluminar seu jeito de pensar, se expressar, comunicar e relacionar. 
A pessoa poderá desenvolver tem um talento especial para o pensar crítico, retificador, 
estudar bem sua língua ou as línguas que conhecer, prestando especial atenção ao significado das palavras e a força local das frases e palavras. 
A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para se comunicar melhor. 
A linguagem dirige nossos pensamentos e colocações para direções específicas segundo as palavras que se usem e a construção das frases e idéias. A linguagem ajuda criar a realidade que se vive, potencializando ou limitando possibilidades. 
Cuidado com a palavra NÃO, a frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não"... (não vem nada à mente). Agora vou lhe pedir "não pense na cor vermelha", eu pedi para você não pensar no vermelho e você pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer; 
Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo que vem antes. Por exemplo, "o Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas...". Substitua MAS por E quando indicado; 
Cuidado com a palavra TENTAR que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo, "vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Tenho grande chance de não ir, pois, vou "tentar". Evite "tentar", FAÇA; 
Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas, use QUERO, DECIDO, VOU; 
Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão a idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai poder ou conseguir; 
Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo utilizando o verbo no tempo passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "eu tinha dificuldade de fazer isso"; 
Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo"; 
Substitua SE por QUANDO. Por exemplo, em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". Quando pressupõe que você está decidido; 
Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, "eu espero aprender isso", fale: "eu sei que eu vou aprender isso". Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem; 
Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a vocês", diga "eu agradeço a vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte. 
Resultados, alvos, metas, objetivos todas essas palavras expressam a idéia de ir daqui para lá – de uma situação presente que está, de certa maneira, insatisfatória para uma situação desejada melhor que a atual. 
Um objetivo não é o mesmo que uma tarefa. 
Um objetivo ou resultado é o que você quer. 
Uma tarefa é o que você tem que fazer para alcançá-lo. 
Existem dois aspectos em relação aos objetivos: 
Reflexão sobre o objetivo – decidir o que você quer numa dada situação. 
Orientação para o objetivo – pensar consistentemente nos objetivos e assim ter uma direção geral e um propósito na vida. Até saber o que quer, o que você fizer será a esmo e seus resultados serão aleatórios. A reflexão sobre o objetivo dá a você controle sobre para onde você se dirige e é essencial na empresa. 
A reflexão sobre o objetivo muda a pergunta de "O que está errado?" Para "O que eu quero?". 
A reflexão sobre o objetivo é mais do que uma reflexão sobre a solução. Uma vez que você definiu o problema, isso leva você em direção à solução de uma maneira estruturada. 
Perguntas com uma orientação para o objetivo são: 
O que você quer? 
O que você quer ao invés da situação atual? 
Que recursos você tem? 
Como você se sentirá quando resolver o problema? 
O oposto de pensar no objetivo é pensar na situação a ser resolvida. Isso o concentra no que está errado. Muitas pessoas ficam perdidas num labirinto de problemas, buscando a história, custo, conseqüências e quem é o culpado. 
Pensar no problema gera perguntas como: 
O que está errado? 
Quão grande é esse problema? 
Há quanto tempo o problema está acontecendo? 
Por que você não o resolveu ainda? 
Por que você o tolera? 
Qual é o pior exemplo desse problema? 
De quem é a culpa? 
Essas perguntas ou focalizam no passado ou no presente. Elas também fazem com que a pessoa fique completamente associada ao problema e se sinta mal com isso. 
Focalizar no problema, freqüentemente, induz a um estado sem recursos que o torna ainda mais difícil de lidar. 
Focalize no que você deseja e o universo irá conspirar para que você o consiga. Mas você tem que acreditar.


Vênus retrógrado 

Vênus fica retrógrado cerca de 45 dias a cada ano e sete meses 

Vênus retrógrado ou estacionário sugere: 
Momento ideal para se rever nos relacionamentos e se propor a cura afetiva e sexual; 
Os acordos e as possibilidades de entrosamento podem estar dificultados. Evitar reuniões ou encontros que visam resolver ou harmonizar conflitos. Evitar casamento ou atividades que buscam o o relacionamento harmonioso; 
Período favorável para o aprimoramento na forma que se lida com o plano material e dinheiro. Evitar negociações, investimentos se não se domina a situação; 
Não é favorável inaugurar instituição que lide com o social, arte ou tratamentos de beleza, realizar espetáculos ou atividades artísticas, culturais, ao não ser que tratem de temas polêmicos; 
Não favorece cirurgias plásticas ou de correção. 


Marte retrógrado 

Marte fica retrógrado aproximadamente apenas 9 % de seu ciclo sinódico completo: de 60 a 80 dias a cada 26 meses. 

Durante seus períodos de retrogradação ou estacionário: 
É favorável para rever a vida desde um ponto de vista das atitudes, decisões e actos realizados; 
Evitar exercícios ou ações que possam exigir muito do corpo ou que seja difíceis de executar; 
Pode se ativar a agressividade e a violência ou a repressão delas; 
Evite inaugurar instituições ou espaços esportivos, militares ou que lidem com ação, decisões e iniciativas; 
Realizar operações; 
Viajar no caso de fazer aspectos tensos com os mapas dos viajantes. 

Neste período pode experimenta-se uma "agudização" dos processos que levam a agressividade ou a violência, pode se sentir vontade de sexo proibido, impossibilitado, desafiador. 

A retrogradação de Marte ocorre de 15 a 20 dias logo após o trígono crescente entre Marte e Sol. Marte é o único planeta exterior no qual o seu Trígono (ângulo de 120 graus) com o Sol ocorre fora da zona de retrogradação. O trígono dos outros planetas exteriores ocorre dentro da zona de retrogradação, como se agisse atenuando a pressão desta fase. 

Marte em seu ciclo estacionário-retrógrado, incita, ativa, as glândulas supra-renais a produzem mais adrenalina e assim incendeia as paixões, vontades, e os instintos libera a competição, o instinto de confronto, pode levar a ira, a violência que muitas vezes já explodiram em guerras, chacinas crueis, genocídios e outras barbáries, hoje cada vez mais sofisticadas, mas que desde sempre fazem parte das efemérides funestas da humanidade. Marte esteve presente em Waterloo; na tormenta de 1914; no início de 1939 agora no clima da Guerra do Irak... Por tudo isso a retrogradação de Marte deve ser observada e paralelamente estarmos atentos a canalizar positivamente a sua energia."


Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão 

Os planetas além de Marte ficam retrógrados de 30% (110 dias por ano, Júpiter até 44% (156 a 161 dias por ano, Plutão) anualmente.

Júpiter retrógrado 

Júpiter fica 4 meses e dias em movimento retrógrado ao ano. Entra retrógrado ao redor de uma semana antes de fazer trígono com o Sol em trânsito e sai ao redor de uma semana depois de fazer novamente trígono com o Sol natal. 

Atenção com assuntos que mexam com Lei e Ordem, viagens, extrangeiros. Tome muito cuidado em relação a exageros, medidas e leis.

Saturno retrógrado 

Saturno fica 4 meses e dias em movimento retrógrado ao ano. Entra uma semana e dias antes de fazer trígono com o Sol em trânsito e sai uma semana e dias depois de fazer novamente trígono com o Sol natal. 

Atenção com assuntos que tiverem a ver com estruturação, responsabilidades, cumprimento de tarefas, ossos, estruturas, tradição.

Urano retrógrado 

Urano ao igual que Netuno e Plutão permanece todo ano 5 meses em movimento retrógrado. Entra duas semanas e uns dias antes de fazer trígono com o Sol em trânsito e sai duas semanas e dias depois de estar novamente em trígono com o Sol. 

Atenção com assuntos que tiverem a ver com mudanças, transformações, nova era, informática, eletricidade, redes, social, extraterrestres.


Netuno retrógrado 

Netuno ao igual que Plutão, permanece todo ano ao redor de 5 meses em movimento retrógrado. Entra duas semanas e uns dias antes de fazer trígono com o Sol em trânsito e sai duas semanas e dias depois de estar novamente em trígono com o Sol. 

Atenção com assuntos que tiverem a ver com drogas, artes, espiritualidade, mediunidade, telepatia, sonhos, alteradores de consciência ou lugares, pessoas e assuntos confusos, duvidosos, netunianos. Cuidado com o Mar.



Plutão retrógrado 

Plutão cuja órbita é muito grande e irregular, permanece um pouco mais de 5 meses em movimento retrógrado. A duração exata é de até 44% do seu ano, o que equivale de 156 a 161 dias. 

Ele sempre entra retrógrado umas três semanas antes de entrar em trígono com o Sol e sai umas três semanas depois de fazer novamente trígono com o Sol. 

Durante o movimento retrógrado de Plutão atenção com assuntos que tiverem a ver com magia, sexo, poder, transmutações, morte, renascimento. É um momento especial para se aprimorar nestes temas.


Devido ao movimento lento de Plutão e o tempo que toma em movimento retrógrado, ele passa sempre três vezes sucessivas por cada grau do Zodíaco, primeiro em movimento direto, depois retrógrado e depois novamente directo.

Sem comentários:

Enviar um comentário