A Sexta Casa
ORGANIZAÇÃO E DIA A DIA
Casa 6
Casa Cadente
A Sexta Casa - Casa 6 – Casa VI
signo regente: Virgem
planeta regente: Mercúrio e Ceres
modalidade: mutável
A Sexta Casa - Casa 6 – Casa VI
signo regente: Virgem
planeta regente: Mercúrio e Ceres
modalidade: mutável
Assuntos da casa VI: Aprimoramento. Serviço. Quotidiano. Animais domésticos. Saúde. Experiência da oferenda, do serviço. É a casa do quotidiano e o estilo de encarar os desafios no quotidiano.
Mamilus Templo do mau augúrio, miséria, destruição e trabalho duro. Hostil para actividades futuras. Amaldiçoado para a queda. Outros clássicos Escravos, trabalho duro; doenças, enfermidades; inimizades, 'má fortuna'. Firmicus Saúde, enfermidades físicas e doença. Chamada 'Mala Fortuna' Firmicus também não gosta da sexta casa, onde Gauricus coloca o Júpiter do rei Henri: Nessa casa encontramos a causa das enfermidades e doenças físicas. Essa casa é chamada Mala Fortuna (Má Sorte) porque é a casa de Marte.. Debilitada e passiva porque não aspecta o Ascendente. Al Biruni Doença, defeitos do corpo, trabalho excessivo. Se desafortunada: perda de propriedade, doença dos órgãos internos, escravos, empregadas e gado. Lilly: Doenças e enfermidades. Serventes, trabalhadores. Agricultores, agricultura e gado. Pequenos animais. Moderna Trabalho; subordinados. Tarefas domésticas. Saúde e bem-estar..
. Depois de exaltar com criatividade nossa identidade e divertirmos bastante na Casa 5, é hora de mostrar nossa capacidade de fazer algo prático na Casa 6, onde vivemos a experiência de operar e sistematizar nossa vida.

Onde deve haver purificação.
É a casa do trabalho, cotidiano, saúde e a sua forma de lidar com o patrão ou colegas de trabalho. A casa da rotina, do trabalho, dos serviços prestados aos outros, mostra o tipo de trabalho que a pessoa tem mais afinidade para exercer e suas relações com os colegas de serviço - Rotina, trabalho, estudo, tios, empregados, animais, saúde, suas obrigações e dedicações.
Rege a organização e o esforço.
A saúde que tantas vezes é prejudicada por um excesso de sacrifício na profissão, Essa casa também fala da rotina com relação ao corpo, a forma como permitimos a acção do stress ao longo da nossa vida e o desenvolvimento de doenças conforme a rotina que legamos ao nosso dia a dia.
Rege a organização e o esforço.
A saúde que tantas vezes é prejudicada por um excesso de sacrifício na profissão, Essa casa também fala da rotina com relação ao corpo, a forma como permitimos a acção do stress ao longo da nossa vida e o desenvolvimento de doenças conforme a rotina que legamos ao nosso dia a dia.
A Sexta Casa, Cadente, é o campo de experiência que permite ao indivíduo, entender, reformar, transformar ou ampliar a consciência de ser. Esta experiência se manifesta nas acções que o indivíduo oferece ao Cosmos, através do seu trabalho ou serviços
A Sexta Casa rege a purificação da matéria sob a influência da mente e portanto: — a actividade desenvolvida no trabalho, principalmente a técnica e a de escritório, com o objectivo de criar e aperfeiçoar um produto final de acordo com um conceito mental; — a saúde — o bem-estar do dia-a-dia depende da medida em que se disciplina o corpo (dieta e exercício) em coordenação com atitudes mentais positivas ("mente sadia — corpo sadio").
O serviço prestado aos outros, na prática, quando se busca introduzir melhoras nas condições físicas ou materiais — em especial o trabalho na área da saúde —, também está sob a regência da Sexta Casa.
Durante a sua vida, é preciso manter sempre a "casa" limpa, jogar fora todas as impurezas materiais e emocionais que andam obstruindo o seu caminho. A única forma de realizar esta tarefa é através do trabalho. O sector prático da Astrologia que analisa os seus potenciais e dificuldades nesta área é a Casa VI
Durante a sua vida, é preciso manter sempre a "casa" limpa, jogar fora todas as impurezas materiais e emocionais que andam obstruindo o seu caminho. A única forma de realizar esta tarefa é através do trabalho. O sector prático da Astrologia que analisa os seus potenciais e dificuldades nesta área é a Casa VI
A sexta casa do Zodíaco, regida por Ceres, é a limpeza e a saúde. Todas as sujeiras acumuladas em relação ao seu comportamento, seus ganhos, estudos, família e prazeres são "varridas" para a Casa VI, onde serão eliminadas. Como analogia, pode-se dizer que a casa VI é o "intestino" do mapa. Tudo na vida necessita de organização e reciclagem para que se consiga resultados práticos.
Enquanto na Casa IV descobrimos nossa discreta identidade, na V nos revelamos, na VI temos uma relação direta com trabalho e a saúde. É nela que descrevemos nossa atitude em situações que comandamos ou que somos comandados. É nesse sector que escolhemos um trabalho para ser feito de maneira sincera e metódica, que funciona como um meio de cura para o egocentrismo e o egoísmo presente em nós.
Esta procura de uma metodologia para o trabalho também deve existir em relação ao emocional. Temos que aprender a colocar para fora tudo o que não nos serve emocionalmente, da mesma forma que fazemos no sentido fisiológico. Saber se livrar deste dejectos é fundamental para uma melhor saúde.
No zodíaco, as casas práticas são a II, a VI e a X. Elas determinam a importância do uso de um método para a resolução de problemas imediatos. A Casa VI, especificamente, trata das coisas práticas que podemos fazer em relação às nossas emoções.
Como a Casa VI, é o grande lixeiro do zodíaco, em que todo o lixo das casas anteriores é colocado, o trabalho de limpeza nela é dobrado. O planeta e o signo que estiverem ali colocados têm que ser trabalhados com maior atenção, já que é para lá que serão enviadas e processadas todas as formas de lixo das outras casas. O trabalho de limpeza feito na casa VI trata do nível das relações materiais, enquanto a casa XII se ocupa do nível espiritual.
Um exemplo desse tipo de organização no dia-a-dia é a questão da realização financeira. É através do dinheiro que se ganha no trabalho que você pode se estruturar para fazer outras coisas... Estando pronto para estas tarefas, você tem condições de se enraizar. Neste sector prático da sua vida, é preciso realizar o trabalho de forma ritmada, com patrão, horário e disciplina.
A Casa VI é de grande importância no mapa, porque é através do trabalho que conseguimos estrutura para produzir saúde, enraizamento e um centro, entre várias outras coisas. Ela nos leva a lembrar que existem deveres a serem cumpridos antes de direitos usufruídos. O importante é que trabalho seja bem feito.
A Casa VI indica:
· forma que a pessoa se comporta no seu quotidiano. A sua forma de servir e trabalhar
· habilidade de usar a mente de maneira prática e útil através de um serviço
· atitude com o trabalho, capacidade de lidar com metodologia e detalhes
· características ideais do ambiente do trabalho
· forma de se relacionar com colegas e subalternos
· hábitos de higiene
· dietas, remédios, médicos
· tipo de relação com animais domésticos
saúde, doenças agudas (tipo dores de cabeça, resfriados, doenças que aparecem e logo desaparecem). Ela representa o ponto principal de atenção para problemas potenciais de saúde porque em dependência de como lidemos com elas podem ser recalcados para a casa XII e transformarem-se em crónicos. A relação dessa casa com a saúde está em que ela é a depositária de nossa potência ante os desafios O corpo reflecte como a pessoa lida com seus problemas (desafios). Por isso é muito importante estar atento como se cuida e usa o corpo no quotidiano. O agradecimento, a celebração à vida, o amor e a alegria quotidiana é o melhor remédio para todos os males físicos.
Profissões associadas a uma casa VI forte: médico clínico, veterinário, analista de sistemas, trabalhador esmerado, ama de casa, secretário, servidor em geral.
No mapa de um país representa: Sindicatos. Saúde pública.
O signo que se encontra na cúspide da casa VI fala do estilo como a pessoa enfrenta os desafios cotidianos e problemas.
Signos cardeais (Áries, Caranguejo, Libra e Capricórnio) na cúspide da casa VI sugere pessoa que soluciona desafios e que age com determinação nos assuntos quotidianos:
· Áries, tenderá a resolver o problema depressa, seguindo sua intuição e impulso;
· Libra ao resolver um desafio poderá no primeiro momento parecer que hesita, ao querer considerar o que as pessoas envolvidas querem e opinam. Ele é justo e quer conhecer o fato em suas diversas versões antes de decidir, mas quando toma a decisão é firme, não mudará de ideia.
· Caranguejo será afectuoso, mas firme, sempre favorecendo aos seus se possível;
· Capricórnio será claro, prático, preciso e determinado. Age segundo o senso comum e de forma responsável.
A pessoa com signo fixo com cúspide na casa VI tentará conviver com os problemas e a seu modo, pode levar tempo excessivo para solucioná-los.
· Touro tentará se acomodar ao problema, sentir porque ele existe...
· Leão toma o problema como questão de honra e geralmente cria um drama do processo de solução
· Escorpião, ou desconhece o problema ou o resolve sem que ninguém perceba.
· Aquário avaliará a repercussão geral (social) do problema e tentará uma solução em grupo ou individualmente buscará uma solução que dê um upgrade no assunto.
Os signos mutáveis na cúspide da casa VI levam a pessoa à posições indefinidas e variáveis diante desafios, pode querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou começar de um jeito e terminar de outro:
· Gémeos falará mais do problema que investir em solucioná-lo.
· Virgem será discriminativo, detalhista, criará um plano e estratégia de solução e poderá perder-se em detalhes.
· Sagitário tem uma atitude positiva e optimista diante os desafios, encara os problemas como desafio ideológico, filosófico, como questão de princípios. A pessoa age quotidianamente em coerência com seus princípios e visão de mundo. Acredita em Milagres e cura pela fé. Não tem medo do desconhecido. Pode sentir uma protecção especial nos momentos difíceis.
· Peixes, poderá desconhecer o problema, ou esquecer a data, ou outro detalhe importante, pode querer encontrar formas mágicas e diferentes de solução.
O corpo reflecte como a pessoa lida com seus problemas (desafios). Por isso é muito importante estar atento como se cuida e usa o corpo no quotidiano. O agradecimento, a celebração à vida, o amor e a alegria cotidiana é o melhor remédio para todos os males físicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário