sexta-feira, 16 de junho de 2017

Graus Críticos; anaréticos; masculinos e femininos; claros, escuros...



GRAUS CRÍTICOS



Os " Graus críticos " são pontos de sensibilidade do mapa astrológico e têm a ênfase de algo extraordinário e, por ser um termo muito antigo, "crítico" não deve ser entendido com o sentido moderno dado ao termo. A interpretação mais adequada aos graus críticos é de que qualquer aspecto de um planeta, principalmente a conjunção, a esses graus, nos sensibiliza para dar sentido à casa ocupada pelo planeta, conjugando com os aspectos que este planeta envia a outros planetas.
Os graus críticos tem origem na astrologia hindu, onde o Zodíaco é dividido em 28 casas, cada uma representando o transito diário médio da Lua, aproximadamente 13 graus, uma divisão que também demarca as mansões lunares. Partindo de zero grau de áries, a primeira casa ocuparia 12°51'25" de áries, arredondando-se para 13°. Somando + 12°51'25" obtemos 25°42'50", ou cerca de 26° de áries. Assim somando sucessivamente teríamos os graus críticos em:


0°, 13° e 26° dos signos cardeais, que são áries, câncer, libra e capricórnio que enfatizam inícios, começos, um novo empreendimento.


9° e 21° dos signos fixos, que são touro, leão, escorpião, aquário que enfatizam a fixação, estabilidade


4° e 17° dos signos mutáveis, que são gêmeos, virgem, sagitário, peixes e enfatizam a adaptabilidade


Os planetas a 15° nos signos fixos também têm a mesma conotação crítica, e diz-se que estão associados aos Senhores do Carma, tendo a conotação de uma semiquadratura ou sesquiquadratura:


15º de Touro - análogo à semiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que se tenta prosseguir, prosperar, quer mudar alguma coisa, se propõe a fazer algo; mas algo tenta impedir ou desviar do caminho pretendido.


15º de Leão - análogo à sesquiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que é necessário mostrar uma capacidade, um conhecimento ou uma habilidade.


15º de Escorpião - análogo à sesquiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que se deve aprofundar ou se transformar, para evitar uma perda.


15 de Aquário - análogo à semiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que é necessário ir contra uma corrente porque sabe que esta seria a melhor opção, e obriga a assumir uma posição.


Planetas ou o ascendente, ou o Meio do Céu, próximos a esses graus, também recebem a mesma interpretação. Como esses graus são apenas pontos baseados no movimento médio da Lua, a orbe deve ser mantida dentro do grau exato, e 45' antes e depois.




GRAU CRÍTICO OU ANARETICO

O termo "Grau crítico" também é usado quando nos referimos a um planeta, ao ascendente ou meio do céu ocupando 28°, 29° ou 0° de qualquer signo. Nesse caso, a palavra "crítico" está indicando o término e início de uma nova fase, cuja natureza é mostrada pelo signo, pela casa e por planetas nesses graus. Também conhecido como o grau Anaretico, indica uma visão defeituosa das coisas, é o ponto mais fraco do mapa e, muitas vezes, mostra uma mudança, acrescentando uma decisão naquela casa. As decisões podem ser adiadas ou há uma contínua reavaliação devido a novas informações. Ao final, a pessoa pode tomar uma decisão rápida, faz algo mas que produz pouco ou nenhum resultado. Diz-se que são os graus da expiação.



A colocação de um planeta nos últimos graus de uma casa - 28°, 29° - indica uma incapacidade de estruturar os assuntos daquela casa. O fato dos antigos afirmarem que há uma barreira entre os signos, pode ajudar a compreender porque o grau 29 é considerado crítico; um planeta neste grau está prestes a ultrapassar esta barreira. Tanto os Caldeus, quanto os Egípcios, consideravam os últimos graus dos signos associados a Marte ou Saturno, tidos como maléficos. Logo, o grau zero tinha o simbolismo de começo, de nascimento, e um planeta ocupando de 0 a 1 grau também estaria vulnerável já que não tem um potencial desenvolvido.



A presença de um planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte) em um grau crítico é mais relevante que um planeta social - Saturno e Júpiter - ou geracional - Urano, Netuno, Plutão. Porém é relevante quando qualquer planeta progride de um signo para outro, pois eles mudam de expressão no mapa, mostrando os princípios daquele signo onde está chegando.



Quando nestes graus está situado algum planeta, existe a oportunidade de mudança de comportamento ao que se refere o planeta. Na astrologia horária os graus críticos indicam que nada pode ser feito em relação à questão, pois o assunto já está definitivamente resolvido; quando recai sobre os graus críticos iniciais, ainda é muito cedo para saber sobre a questão ou não há elementos suficientes de análise.


O grau 29 leva uma reputação como as estrelas fixas chamadas Pleiades, de natureza Lua-Marte, no grau final de Touro, que simboliza uma visão distorcida das coisas ou defeitos de visão, bem como um renome de pouca duração e pouca ambição.
O Sol a 29° provoca uma importante mudança de carreira; ou pode diminuir o sucesso da carreira por causa de uma má decisão, ou falta de habilidades ou por mudanças de padrões e caráter. Por exemplo, uma pessoa constrói uma excelente carreira, tem sucesso, prestígio e dinheiro. Porém se envolve em um crime e vai presa; daí perde a carreira, perde o prestígio e, consequentemente, o sucesso.
As mulheres com o Sol a 29° têm tendência a se casar com homens que são ineficazes de alguma forma. Ou eles têm dificuldade em manter um emprego, ou são muito passivos, ou têm problemas emocionais. Isto está relacionado a uma tomada de decisão de poucos resultados. Mercúrio indica mudanças racionais; Vênus indica mudanças sociais. Saturno a 29° pode indicar a pessoa que trabalha muito, se dedica demais ao trabalho, mas acaba indo em direção aos obstáculos e insucessos; ou também aquele que nunca arruma um trabalho e está sempre desempregado.
Mas se uma pessoa tem consciência, e opta por um caminho justo e equilibrado, pode usar esse desafio para alcançar o sucesso. 



Os graus ocupados por pontos ou planetas podem nos auxiliar na análise de um mapa, ajudando na compreensão, síntese e percepção do que há na mente subconsciente e profunda de uma pessoa. Porém não devem ser analisados em separado, o que pode nos levar a errôneas interpretações.



Graus temporariamente críticos




Outros graus podem se tornar críticos durante algum tempo no mapa quando ocorre um eclipse solar ou um eclipse lunar sobre um grau. Ambos são considerados super lunações e com efeito, provocam energias extremamente transformadoras onde tem impacto. Esses graus se tornam sensíveis normalmente de 6 a 12 meses, embora possam ficar adormecidos por muitos anos e serem ativados por um planeta em trânsito, particularmente, pelo trânsito de Marte. É como se o zodíaco guardasse a memória do eclipse nesse grau.




Também se tornam críticos, às vezes por um longo período, os graus onde acontecem a conjunção de planetas em trânsito, dando início a um novo ciclo entre eles. Esses graus ficam sensibilizados, e mesmo depois de muito tempo, quando passar por esse grau um planeta de natureza detonadora, como Marte, pode desencadear um evento; como também quando o ciclo estiver ativado por aspectos crescentes e minguantes entre si. (vide Transitos planetários-ciclos)


Cada grau do zodíaco tem um significado próprio de interpretação astrológica. Foi Claude Dariot (1533-1594), médico paracelcista e astrólogo que introduziu os princípios da Astrologia Horária na França e na Inglaterra, tendo influenciado William Lilly na sistematização da astrológia horária.




Lilly denominou os graus infernais de "tristes e encurralados"; os graus Aziagos são chamados de "imperfeitos ou deficientes" e os honoríficos são aqueles que acrescem com honra e fortuna. Esses graus eram considerados também na interpretação do mapa natal. Dariot classifica os graus dos signos em: * Masculinos e Femininos, * Claros ou Lúcidos * Escuros ou Tenebrosos * Tristes, esfumaçados, encurralados ou Infernais * Vazios * Azéménes em francês, ou Aziagos * Honoríficos. 




Graus Masculinos e Femininos 

Eram considerados para determinar o sexo da pessoa sobre qual era feita a pergunta, caso não a conhecesse, isso quando os planetas ou o signo não revelasse. Assim se considera os graus da Lua, do planeta significador da pergunta ou relativa à casa significadora do assunto. 




Graus Claros, Escuros, Esfumaçados e Vazios são assim considerados: 

- o ascendente nos graus claros indicam uma pessoa de pele clara; e se tiver qualquer deformidade, será imperceptível aos outros ou tolerável para quem a tem.

- o ascendente nos graus escuros indicam uma pessoa de pele morena; e se tiver qualquer deformidade, será mais evidente aos olhos dos outros ou não aceita por quem a tem. 

- Se o Ascendente, a Lua, o planeta significador da pergunta ou a casa significadora do assunto estiver em grau esfumaçado, quem faz a pergunta tem a pele mista, nem clara nem escura, com estatura mediana e aparência entre o belo e o feio, assim como de condição pouco prudente. 

- Se a Lua ou o Ascendente estiver em graus Vazios, a compreensão de quem pergunta é reduzida e seu juízo menor do que se imagina. 




Graus tristes - encurralados ou infernais:

Mostra que a pessoa que faz a pergunta está imobilizada, sem opções, e precisa de ajuda para conseguir resolver o problema, pois não conseguirá solucionar sozinha, quando a Lua, o ascendente ou regente do ascendente estão nesses graus.




Graus Aziagos


Indicam que, quem faz a pergunta ou quem nasce com o Ascendente, ou o regente do ascendente ou a Lua em algum desses graus, pode ter uma deficiência de qualquer membro, Por exemplo, sendo coxo, cego, surdo, mudo, corcunda, ou defeituoso de alguma forma ou está infectado por uma doença incurável. A razão desses deficiências aparecem no mapa porém deve-se considerar os graus do Ascendente, da Lua, do regente do Ascendente e do principal regente da pergunta em um ou mais graus aziagos.







Graus Honoríficos 

Proporcionam honra e riqueza; a cúspide da casa 2 ou o regente da 2, ou Júpiter ou a Roda da Fortuna em qualquer desses graus, indicam grande riqueza, seja de quem pergunta, seja de quem nasce com essa configuração ou de quem se faz a pergunta.Júpiter deve ser considerado apenas se houver outros indicadores de graus que aumentam a Fortuna. 




ÁRIES 

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8; 10, 11, 12, 13, 14, 15; 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30; principalmente 8,15,30;; Femininos: 9; 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22; principalmente, 9 e 22 Claros: 4, 5, 6, 7, 8; 17, 18, 19, 20; 25, 26, 27, 28, 29. Escuros: 1, 2, 3; 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16. Esfumaçados Vazios: 21, 22, 23, 24; 30. Tristes ou encurralados: 6; 11; 16; 23; 29. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos) Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 19.




TOURO 

Masculinos: 6, 7, 8, 9, 10, 11; 18, 19, 20, 21; 25, 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 1, 2, 3, 4, 5; 12, 13, 14, 15, 16, 17; 22, 23, 24. Claros: 4, 5, 6, 7; 13, 14, 15; 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28. Escuros: 1, 2, 3; 29, 30. Esfumaçados Vazios: 8, 9, 10, 11, 12; 16, 17, 18, 19, 20, 21. Tristes ou encurralados: 5; 12; 24, 25. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 6, 7, 8, 9, 10. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 3; 15; 27.




GÊMEOS 

Masculinos: 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16; 23, 24, 25, 26. Femininos: 1, 2, 3, 4, 5; 17, 18, 19, 20, 21, 22; 27, 28, 29, 30. Claros: 1, 2, 3, 4; 8, 9, 10, 11, 12; 17, 18, 19, 20, 21, 22. Escuros: 5, 6, 7; 23, 24, 25, 26, 27. Esfumaçados Vazios: 13, 14, 15, 16; 28, 29, 30. Tristes ou encurralados: 2, 12, 17, 26, 30. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos) Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 11.




CÂNCER 

Masculinos: 1, 2; 9, 10; 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23; 28, 29, 30. Femininos: 3, 4, 5, 6, 7, 8; 11, 12; 24, 25, 26, 27. Claros: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12; 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27. Escuros: 13, 14. Esfumaçados: 19, 20. Vazios: 15, 16, 17, 18; 28, 29, 30. Tristes ou encurralados: 12; 17; 23; 26; 30. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 1, 2, 3, 4; 15. 




LEÃO 

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5; 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15; 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 6, 7, 8; 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23. Claros: 26, 27, 28, 29, 30. Escuros: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. Esfumaçados: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20. Vazios: 21, 22, 23, 24, 25. Tristes ou encurralados: 6; 13; 15; 22, 23; 28. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 18; 27, 28. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 2; 5; 7; 19. 




VIRGEM 

Masculinos: 9, 10, 11, 12; 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8; 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20. Claros: 6, 7, 8; 11, 12, 13, 14, 15, 16. Escuros: 1, 2, 3, 4, 5. Esfumaçados: 17, 18, 19, 20, 21, 22; 28, 29, 30. Vazios: 9, 10; 23, 24, 25, 26, 27. Tristes ou encurralados: 8; 13; 16; 21; 25. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos) Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 3;20. 




LIBRA

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5; 16, 17, 18, 19, 20; 28, 29, 30. Femininos: 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15; 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27. Claros: 1, 2, 3, 4, 5; 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18; 22, 23, 24, 25, 26, 27. Escuros: 6, 7, 8, 9, 10; 19, 20, 21. Esfumaçados Vazios: 28, 29, 30. Tristes ou encurralados: 1; 7; 20; 30. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos) Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 3; 5; 21. 




ESCORPIÃO 

Masculinos: 1, 2, 3, 4; 15, 16, 17; 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14; 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25. Claros: 4, 5, 6, 7, 8; 15, 16, 17, 18, 19, 20. Escuros: 1, 2, 3; 28, 29, 30. Esfumaçados: 21, 22. Vazios: 9, 10, 11, 12, 13, 14; 23, 24, 25, 26, 27. Tristes ou encurralados: 9, 10; 22, 23; 27. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 19, 29. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 7; 18; 20. 




SAGITÁRIO 

Masculinos: 1, 2; 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12; 25, 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 3, 4, 5; 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24. Claros: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9; 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19; 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30. Escuros: 10, 11, 12. Esfumaçados: 20, 21, 22, 23. Vazios Tristes ou encurralados: 7; 12; 15; 24; 27; 30. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 1; 7, 8; 18, 19. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 13; 20.




CAPRICÓRNIO 

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11; 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30. Femininos: 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19. Claros: 8, 9, 10; 16, 17, 18, 19. Escuros: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7; 20, 21, 22; 26, 27, 28, 29, 30. Esfumaçados: 11, 12, 13, 14, 15. Vazios: 23, 24, 25. Tristes ou encurralados: 2; 7; 17; 22; 24; 28. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 27, 28, 29. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 12, 13, 14; 20. 




AQUÁRIO 

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5; 16, 17, 18, 19, 20, 21; 26, 27. Femininos: 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15; 22, 23, 24, 25; 28, 29, 30. Claros: 5, 6, 7, 8, 9; 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21; 26, 27, 28, 29, 30. Escuros: 10, 11, 12, 13. Esfumaçados: 1, 2, 3, 4. Vazios: 22, 23, 24, 25. Tristes ou encurralados: 1; 12; 17; 22; 24. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos): 18, 19. Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 7; 16, 17; 20. 




PEIXES 

Masculinos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10; 21, 22, 23; 29, 30. Femininos: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20; 24, 25, 26, 27, 28. Claros: 7, 8, 9, 10, 11, 12; 19, 20, 21, 22; 26, 27, 28. Escuros: 1, 2, 3, 4, 5, 6; 13, 14, 15, 16, 17, 18; 29, 30. Esfumaçados Vazios: 23, 24, 25. Tristes ou encurralados: 4; 9; 24; 27, 28. Imperfeitos ou deficientes (Aziagos) Honoríficos, que acrescem a Fortuna: 13; 20; 27.




1 comentário:

  1. Obrigada por seu trabalho e dedicação, muito bem separado e explicado! Shalom!

    ResponderEliminar