A Terceira Casa- Casa 3 – Casa III
Assuntos da casa III: Comunicação. Expressão. Primeiros estudos. Irmãos e parentes. Vizinhança. Condução pessoal. Experiência da troca. Documentos.
Mamilus: A sorte e o destino dos irmãos. Templo da Lua. Outros clássicos.irmãos, amigos, parentes, Riqueza; mensagens. 'Deusa'; realeza, escravos, viagens. Firmicus: Irmãos,
irmãs e amigos. Viajantes. Favorável porque aspecta o ascendente por um sextil. Chamada 'Dea'. Al-Biruni:Irmãos, irmãs e parentes, parentes do cônjuge; jóias; amigos; mitigação; pequenas viagens. Lilly: Família e vizinhos. Viagens pequenas ou no interior do país. Cartas, rumores, informações e mensagens. Moderna : Família; vida escolar, educação; pequenas viagens, comunicações. Discursos, mente, meio ambiente. Auto-expressão — comunicação escrita e falada, irmãos, vizinhos, pequenas viagens, estudos básicos, ambiente familiar.

Instaura-se um processo de formação, mediante selecção, classificação e organização. Isso significa adaptar-se ao ambiente, relacionar sensação com sensação, desenvolver a habilidade e o intelecto e formular e comunicar as próprias respostas ao ambiente. Na III, aprendemos mais sobre quem somos, comparando e contrastando-nos com aqueles que nos cercam, especialmente irmãos, parentes, companheiros de escola, vizinhos. A Terceira Casa rege actividades que envolvem:— raciocínio — o funcionamento geral da mente e também a educação primária, ou seja, a capacidade de entender os fatos (observe-se que de Mercúrio rege aTerceira Casa, o que significa que o tipo de actividades mentais não se relaciona com o estudo em profundidade, que está sob a regência da Nona Casa) — comunicação — escrever, ensinar, dar conferencias, trabalhar na imprensa, em vendas, em escritório, em telecomunicações; as pequenas viagens (onde se estabelece contacto rapidamente); e também o modo de falar em geral.
É a casa do entendimento, da comunicação, da percepção, do pensamento consciente, da memória, da oratória, a relação em sociedade com as demais pessoas Os planetas nessa casa descrevem a quantidade e qualidade da energia mental da pessoa e seu reflexo no sistema nervoso Comunicações, conversa, flertes, amigos, cartas, telefonemas, pequenas viagens, irmãos, irmãs, primos, vizinhos, determina como você se relaciona com as pessoas mais chegadas, a forma que se conduz nos primeiros estudos e primeiros conhecimentos. Depois de formar nossos valores e nos provermos de recursos na Casa 2, é hora de trocar e intercambiar na Casa 3, onde vivemos a experiência de interagir, trocar e comunicar. A Casa 3 delimita nossa forma de interacção com o mundo ao nosso redor. Ela guarda as experiências do nosso aprendizagem básica , da nossa forma de fazer trocas, de comercializar, de comunicar e interagir com o espaço próximo, e também da nossa interacção primária: com irmãos, vizinhos, colegas e outros.
O signo regente da Casa 3, delineia a primeira abordagem dessas experiências de interacção e intercâmbio básico.Onde se relaciona, movimenta-se, raciocina-se e deduz-se. Onde se pensa e tem curiosidade em aprender ou conhecer.
Casa III indica:
· como se apreende o básico?
· potencialidades da expressão e a comunicação pessoal
· como a pessoa se desloca. Viagens curtas
· como é a relação com irmãos, parentes e vizinhos
· tipo do meio de transporte que usa
· entender e fazer-se entendido
· capacidade de troca
· curiosidade em saber o que se passa à nossa volta
· saber viver no ambiente que o cerca
· atividades mentais superficiais: ler o jornal, ver televisão, saber o que acontece por aí, as conversas, as palavras cruzadas
· informação que se dá ou se recebe no correr do dia
· na infância é quando aprendemos a andar e a falar, a criança não fica mais parada e começa a se tornar independente, pensar e raciocinar
· colégio, primeiros estudos
· primeiros deslocamentos que fazemos
· ambiente em geral, o que está à nossa volta e é comum aos nossos olhos, locais do cotidiano
· como funciona o sistema nervoso e a inteligência da pessoa
· mente inferior, aquela que faz contatos, se adapta às circunstâncias, aprende diversas técnicas, vê o sentido prático das coisas, indaga e inventa, quer saber o “como” e “para quê”
· presença de espírito e mente do especialista, não daquele que generaliza
· a mente consciente
· onde se analisa racionalmente
· capacidade de assimilação, de processamento e dados
· idéias
· estar alerta ou distraído
· notícias e fofocas
· comércio
· acordos e contratos
· intermediários
· acontecimentos positivos ou negativos em pequenas viagens
· como desenvolvemos nossas opiniões ou solucionamos problemas
· capacidade de partilhar o que se aprendeu, a primeira semente de cooperação, mais tarde encontrada na casa VII
Antigamente chamada de casa da Deusa, em oposição à Casa de Deus (a nona casa é a casa das crenças, religiões e festividades não-oficiais).
Para um estudo da casa III uma sugestão é estudar a seqüência:
· signo na cúspide
· regente do signo da cúspide
· situação astrológica do regente do signo da cúspide da casa
· planetas na casa e seus aspectos
· Mercúrio e Gêmeos
Os nascidos com Quíron em Gémeos, podem ter latente o potencial de uma contribuição singular aos demais, ao escrever sobre temas polémicos, onde pontos de vistas opostos acabem transformando-se em conhecimento importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário